"Ensine o aluno a observar"

William Osler

domingo, 1 de maio de 2011

Infecções de partes moles

FOLICULITE:

É a uma infecção superficial do folículo piloso, caracterizada por pústula circundadas por halo eritematoso. A topografia mais comun inclui as extremidades e as áreas submetidas à fricção (roupas justas), mas também costuma ocorrer na face. É mais frequente nos climas quentes e úmidos.

  • Etiologia: o agente mais frequente é o Stafhylococcus aureus, mas também pode ser causada por Estreptococos beta-hemoliticos do grupo A ou bacilos Gram negativos.
FURÚNCULO:
Furúnculo


Furúnculo é a infecção aguda da unidade pilossebácea, caracterizada por nódulo (núcleo) inflamatório que evolui para supuração (expelir puscentral. Localizam-se mais freqüentemente em áreas com maior números de folículos pilosos, submetidas a fricção e transpiração abundantes. A eclosão de múltiplos furúnculos chama-se furunculose.
  • Etiologia: Sthaphylococcus aureus.
IMPETIGO:

Impetigo na  face


Infecção cutânea superficial, caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões vésico-bolhosas que evoluem para erosões recobertas por crostas meicéricas.
  • Etiologia: principalmente os estreptococos beta-hemolíticos do grupo A. Quando o Staphylococcus aureus é o agente causal, assume aspecto bolhoso, sendo esta a etiologia do impetigo neonatal.


ECTIMA:

Lesão ulcerada, recoberta por crostas hemato-melicéricas, lçocalizadas principalmente no terço inferior das pernas. Desnutrição e diabétes melitus são fatores predisponentes e as lesões surgem quase sempre onde houve traumatismo prévio ou impetigo não tratado adequadamente.
  • Etiologia: os agentes etiológicos mais frequentes são os estreptococos beta-hemolíticos do grupo A. 
CELULITE/ERISIPELA:

Celulite é a infecção aguda, que atinge o tecido celular subcutâneo e estende-se pelos vasos linfáticos, com envolvimento dérmico mínimo ou ausente. Caracteriza-se por sinais inflamatórios de dor, calor, hiperemia e edema da região afetada, acompanhados de calafrios, febre, mal estar e vômitos. A criança costuma estar agudamente doente, necessitando as vezes de hospitalização. Se o tratamento não for precoce, pode ocasionar septicemia.

Erisipela

Erisipela é a forma superficial da celulite, envolvendo a derme e as porções superiores do tecido subcutâneo. 
A porta de entrada para a infecção pode ser uma ferida operatória, o umbigo de um recém nascido, uma simples abrasão superficial ou disseminação, por via linfática, de uma otite. Alguns fatores predisponentes, tais como obstrução linfática crônica ou doenças debilitantes de base, favorecem o aparecimento destas patologias.
  • Etiologia: principalmente os estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, seguidos pelos S. aureus e H. influenzae.
Abscesso



Furúnculo

Hidradenite supurativa


Linfangite


Fasceíte necrosante



Gangrena gasosa




Úlcera de pressão






Úlcera de estase



Pé diabético




Doença pilonidal





Carbúnculo

2 comentários: