"Ensine o aluno a observar"

William Osler

segunda-feira, 14 de março de 2011

Avaliação e referências bibiográficas

  1. Será aprovado o estudante que obtiver, pelo menos, 75% de freqüência das presenças em cada uma das modalidades (teórico e prática).
  2. Primeira prova teórica: 20 pontos, múltipla escolha ou questões abertas objetivas.
  3. Segunda prova teórica: 30 pontos, múltipla escolha (todo conteúdo de aulas teóricas e dos GDs)
  4. Prova prática: anamnese e exame físico: 30 pontos (data definida pelos professores- entre 13 a 17 de junho)
  5. Participação em aulas práticas/GDs: 20 pontos  (A avaliação da participação dos estudantes levará em conta o interesse, a iniciativa, a técnica)
  6. A nota final da disciplina será obtida com a soma da nota deste módulo (5 pontos- revertidos da nota final em 100) à nota do módulo pediátrico

1.      Referências Bibliográficas
  • Semiologia Médica - Celmo Celeno Porto - 6ª Edição. Editora Guanabara e Koogan. 2009
  • Semiologia Médica- Mario Lopes, José Laurentys Medeiros - 5ª Edição. Editora Atheneu
  • Guia de Exame físico-Mosby- 61a. edição. Editora Elsevier
  • A Relação com o Paciente - Teoria, Ensino e Prática- Gonzales, R.F.; Branco, R- Editora Guanabara e Koogan. 2003
  • Genograma familiar. O bisturi do Médico de Família- Luís Rebelo. Rev Port Clin Geral; 23:309-17. 2007
  • Family Tree Software - GenoPro. Disponível em: URL: http://www.genopro.com/family-tree-software
  • Seidel H, Dains J, Benedict G, Ball J.  Mosby Guia de exame físico. Elsevier, Rio de Janeiro, 2007
  • Engel GL, The need for a new medical model: a challenge for biomedicine. Science, (196)april1977,
  • Ribeiro MMF, Amaral CFS, Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado com a pessoa e o poder médico. Revista Brasileira de Educação Médica, 32(1): 90-97, 2008.
  • Gask L Usherwook T, The consultation. BMJ, 324: 1567-1569, 2002
  • Platt FW Gaspar DL Tell me about yourself: the patient-centered interview. Annals of internal medicine, 134(11): 1080- 1085, 2001
  • Kurtz SM, Silverman JD, Draper J (1998) Teaching and Learning Communication Skills in Medicine. Radcliffe Medical Press (Oxford)
  • Busca de artigos em periódicos de bases de dados: Pub-med; scielo; Medline; Lilacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário