Introdução
A disciplina de Semiologia II continuará a abordagem e o aprendizado da Semiologia (do grego σημειολογία (semeîon: sinal + logos: tratado, estudo) e trata do desenvolvimento da habilidade de obter a anamnese e o exame físico do paciente atendido.
Objetivos de Aprendizado
Os alunos do 6º. período do curso de Medicina da UFOP, ao concluir o semestre deverão ser capazes de:
Domínios cognitivos
1. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema nefro urológicas
2. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (ITU; prostatite; nefrolitíase; insuficiência renal, distúrbios da micção)
3. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema hemolinfopoiético
4. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (linfadenopatias; discrasias sanguíneas; trombofilias; anemias)
5. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema endócrino
6. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (tireopatias; distúrbios da homeostase glicêmica; disfunções adrenais; dislipidemias; distúrbio do metabolismo do cálcio; hipovitaminoses; distúrbios do ADH; distúrbios hipofisários)
7. Identificar queixas clínicas relacionadas aos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-basicos
8. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (hipo e hiperosmolaridade, hiponatremia, hipernatremia, hipocalemia)
9. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema imunológico
10. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (atopia; urticária; anafilaxia; imunodeficiências)
11. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema neurológico
12. (Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas neuropatias autonômicas e periféricas; lesão do neurônio motor inferior; superior; encefalopatias; meningites)
13. Identificar queixas clínicas relacionadas ao aparelho locomotor
14. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (artrites, osteoartrose, espondiloartropatias, etc. )
15. Rever aspectos semiológicos do aparelho cardiovascular, respiratório e gastrintestinal
Domínios psicomotores:
1. Ser capaz de detectar ao exame físico do sistema nefro urológico: edema, dor renal; sopros arteriais, ascite
2. Ser capaz de detectar ao exame físico do sistema hemolinfoipoiético: alterações em linfonodos; hepatoesplenomegalia, alteração de mucosas
3. Ser capaz de detectar ao exame físico do sistema endócrino: alterações no exame da tireóide; alterações cutâneas, de mucosas e fâneros de distúrbios endócrinos; testes para detecção clínica de hipocalcemia;
4. Ser capaz de detectar ao exame físico do aparelho locomotor (alterações de simetria, sinais flogísticos, deformidades articulares, dor e limitação )
5. Ser capaz de detectar ao exame físico do sistema neurológico: paresias, parestesias, alterações do equilíbrio e da marcha, alterações dos pares cranianos, disautonomias, sinais meníngeos, alterações da força e do tônus muscular, reflexos: patelar, aquileu, bicipital, tricipital; sinal de Babinski
6. Ser capaz de trabalhar em grupos focais e em grupos operativos
7. Ser capaz de desenvolver um registro em prontuário de maneira clara, sucinta, objetiva e capaz de levar à continuidade do cuidado pelo estudante e outros profissionais . (prontuário orientado ao problema)
Domínios psicoafetivos:
- Reconhecer a importância de avaliar globalmente o paciente
- Conhecer e perceber o território e suas redes sociais
- Reconhecer o valor dos fatores ambientais e sociais na gênese e manutenção dos distúrbios
- Reconhecer o papel educativo do médico nas ações preventivas e assistenciais das doenças
- Reconhecer e lidar com a transferência (e a contratransferência)
- Relacionar-se com a equipe de trabalho à qual pertence
- Perceber o paciente no contexto de sua família e seu grupo social
- Identificar risco e vulnerabilidade
- Aprimorar a comunicação médico-paciente como componente essencial da competência clínica;
- Compreender o papel das habilidades de comunicação no contexto da consulta médica;
- Conhecer e aplicar as habilidades básicas de comunicação médico-paciente na abertura da consulta, na coleta de dados, na explicação e no fechamento da consulta)
- Estruturar a ananmese dentro de um modelo de abordagem biopsicossocial
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